Quem Somos

Conheça Nossa Historia

47577770_Subscription_XXL (17)Fundado em 06 de julho de 2000, o IPSI foi idealizado ao observar-se a necessidade de se criar um espaço comum de trabalho, voltado para o estudo e capacitação prático-teórica da psicoterapia de orientação psicanalítica, na cidade de Novo Hamburgo. Em sua formação inicial havia a participação de quatro psicólogas: Anna Maria Ruschel, Anie Stürmer, Soraya Koch Hack e Vera Luísa Mattes. No decorrer destes anos a formação original sofreu alterações, e a Instituição hoje é coordenada por Anie Sturmer e Soraya Koch Hack. Ambas se dividem na direção dos Departamentos da Instituição. À frente do Departamento de Ensino e Administrativo está Soraya Koch Hack e Anie Stürmer se responsabiliza pelo Departamento Científico e Serviço de Atendimento.

A Instituição foi crescendo, sempre tendo como foco os objetivos pelos quais foi criada. O Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (CEPOP), que é oferecido à psicólogos graduados e formandos em Psicologia, conta com a colaboração de profissionais qualificados e de renome, que, além de participarem do corpo docente, também atuam eventualmente como colaboradores da Instituição, em outras atividades desenvolvidas no IPSI.
Na Parte Téorica do curso, propõe-se o estudo da técnica psicoterápica, do desenvolvimento, da psicopatologia, além de seminários teórico-práticos. Para contemplar a Parte Prática do CEPOP, inicialmente foi criado o Serviço de Atendimento Psicoterápico, cujos atendimentos ocorriam nos consultórios dos psicoterapeutas. Com o crescimento da Instituição e a demanda da comunidade, foi necessário ampliar este serviço. Então foi idealizada a CLIPSI – Clínica do IPSI – que absorve o Serviço de atendimento, a Triagem, e o SAPI (Serviço de Avaliação Psicológica do IPSI). A prática clínica também é complementada nos atendimentos psicoterápicos realizados em caráter voluntário pelos alunos do curso. Hoje tais atendimentos podem ser efetuados com pacientes da LFCC (Liga Feminina de Combate ao Câncer) e crianças institucionalizadas.

Além das atividades teóricas e práticas, o aluno do CEPOP participa de diversas atividades integrativas, como reuniões clínicas, de planejamento e reuniões específicas de cada setor. O Instituto sistematicamente reflete sobre a estrutura e funcionamento do curso, tendo sido criada junto com os alunos uma Comissão de Ensino, como também o Setor de Pesquisa, voltado para estudar e repensar a prática da psicoterapia.

Além do curso de especialização, o IPSI oferece Cursos de Extensão que objetivam oportunizar o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais, bem como outras atividades, como palestras e eventos. O Departamento Científico compreende todos os eventos e projetos ligados à comunicação da instituição com a comunidade “psi”, áreas afins ou comunidade em geral. Fruto disto está o IPSI “In cine”, um projeto cultural criado em 2003. Ocorre mensalmente na sede da instituição. Consiste na projeção de um filme e posterior comentário com os participantes. Como resultado deste projeto, surgiu a idéia de publicar as discussões dos diversos filmes. Nasce com isso “Publicações IPSI”, que teve sua primeira edição com a Revista IPSI “in Cine”. As Publicações IPSI têm tido edição anual com revistas temáticas. A II Publicações IPSI abordou a III Jornada da Instituição: “Ser ou não ser…A ética e a psicoterapia na contemporaneidade”, a edição III contemplou “Eventos Científicos”, e a quarta revista enfocou a “Psicoterapia” nos 10 anos da Instituição.

47577770_Subscription_XXL (17)O Departamento Científico também organiza a Jornada Científica do IPSI, que acontece de dois em dois anos e teve sua primeira edição no ano de 2003. Através de mesas redondas, temas livres, os convidados discutem sobre um mesmo tema, sob diferentes vértices. É um momento de integração e estudo, que congrega os colegas de toda a região.

Assim é o IPSI: uma instituição em expansão de acordo com as demandas dos alunos, da comunidade e da necessidade de se estar em constante inovação e aperfeiçoamento técnico e científico. Conservar os vínculos afetivos e profissionais que vão sendo construídos ao longo do caminho é uma forma de manter a instituição integrada. Portanto, além de uma instituição de Ensino/Aprendizagem, o IPSI visa disponibilizar um espaço de integração, encontro, onde os participantes, alunos, convidados, ouvintes, possam sentir-se à vontade e acolhidos afetivamente e, ao mesmo tempo, solidificar sua identidade como psicoterapeutas de orientação psicanalítica.

Agende Sua Consulta
Entre em contato conosco e retornaremos assim que possível.