CEPOP

O Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (CEPOP), que é oferecido à psicólogos graduados e formandos em Psicologia, conta com a colaboração de profissionais qualificados e de renome, que, além de participarem do corpo docente, também atuam eventualmente como colaboradores da Instituição, em outras atividades desenvolvidas no IPSI.
Na Parte Téorica do curso, propõe-se o estudo da técnica psicoterápica, do desenvolvimento, da psicopatologia, além de seminários teórico-práticos. Para contemplar a Parte Prática do CEPOP, inicialmente foi criado o Serviço de Atendimento Psicoterápico, cujos atendimentos ocorriam nos consultórios dos psicoterapeutas. Com o crescimento da Instituição e a demanda da comunidade, foi necessário ampliar este serviço. Então foi idealizada a CLIPSI – Clínica do IPSI – que absorve o Serviço de atendimento, a Triagem, e o SAPI (Serviço de Avaliação Psicológica do IPSI). A prática clínica também é complementada nos atendimentos psicoterápicos realizados em caráter voluntário pelos alunos do curso. Hoje tais atendimentos podem ser efetuados com pacientes da LFCC (Liga Feminina de Combate ao Câncer) e crianças institucionalizadas.
Além das atividades teóricas e práticas, o aluno do CEPOP participa de diversas atividades integrativas, como reuniões clínicas, de planejamento e reuniões específicas de cada setor. O Instituto sistematicamente reflete sobre a estrutura e funcionamento do curso, tendo sido criada junto com os alunos uma Comissão de Ensino, como também o Setor de Pesquisa, voltado para estudar e repensar a prática da psicoterapia.